-
Arquitetos: Atelier Li Xinggang
- Área: 88011 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Guangyuan Zhang, Xinggang Li, Peng Sun
“O terceiro espaço" está localizado na próspera North Jianshe Road. O lugar, o desenho, o volume, a forma da torre e a base estão quase todos determinados pelo cálculo da luz solar para cumprir com o rigoroso padrão leste. Dois edifícios paralelos de 100 metros de altura, com lajes, rotacionam em certo grau, seguindo a direção da luz solar do sudoeste e logo voltam-se para o sudeste com a cobertura da base cortada em ziguezague, deixando um jardim no lado leste.
O complexo projeto procura transmitir um tipo de imagem de um assentamento tridimensional da cidade que se estende até a cobertura com 76 residências verticais. As lajes geralmente planas no "pavimento tipo", nesse projeto estão distribuídas em uma disposição escalonada estrutural e assim formam um aumento contínuo do nível de altura em cada moradia, como terraços artificiais geométricos que contem a transição das funções públicas até as privadas com o acesso dos habitantes ao cruzar os terraços, sentindo a atmosfera tranquila que se forma nas transições espaciais contínuas.
A coleção e o espaço dos meios se organizam em forma de casas na inclinação. As residências do pavilhão com diferentes tamanhos, formas e direções são transferidas para a fachada para desfrutar das vistas e servir como várias plataformas vivas de estar abertas à cidade, convertendo-se assim em um símbolo da densa e vertical "cidade assentada". O verdadeiro pátio verde é introduzido nas unidades superiores com a ajuda da cobertura e cria assim uma sensação de altura diferente da residência comum.
Todas as unidades de apartamentos duplex são empilhadas verticalmente com pavilhões ao ar livre de diferentes tamanhos e direções em balanço na fachada correspondente convertendo-se em uma nova paisagem na cidade.